domingo, 8 de outubro de 2017

Bonito - Mato Grosso do Sul

Bonito realmente é muito bonito! 

Voamos de Azul para Bonito, que inicialmente seria um voo direto Campinas para Bonito, mas que foi alterado pela azul e então saímos de BH para Campina, com escala em Corumbá e depois para Bonito.Escolhemos ir para Bonito e não Campo Grande para evitar o traslado até Bonito que dura em média 4 horas, no entanto indico que é mais seguro ir para Campo Grande, já que o aeroporto de Bonito não tem nenhuma estrutura, então se tiver nublado o avião não desce e segue para Campo Grande. No nosso caso o piloto fez um tentativa de pouso e arremeteu faltando poucos metros do chão, mas na segunda tentativa deu tudo certo. Na volta não tivemos sorte e devido ao mal tempo, nem estava chovendo, o voo foi cancelado e tivemos que seguir de van para Campo Grande e embarcamos para BH somente no dia seguinte. Bom de ir também para Campo Grande é que tem voos de outras cia aéreas, em Bonito é somente Azul.  

Tirando o contratempo com os voos, a viagem foi maravilhosa!!! Bonito é um lugar organizado, com ótimos restaurantes, excelente estrutura para o turista e muito bem organizada.

Bonito possui um sistema de turismo que na minha opinião deveria ser copiado por todos lugares turísticos, principalmente os que envolvem turismo ecológico. Como é o sistema? Bonito utiliza um sistema informatizado da prefeitura que organizam todos os passeios turísticos e todas as agências têm que utilizar do sistema. Como 90% dos passeios em Bonito são ecológicos, a ideia do sistema é controlar o limite de turistas em cada passeio, divido em grupos e com limite de horário, ou seja, se são 50 pessoas por dia em determinado passeio e esgotar as vagas, não adiante insistir porque nenhuma agência vai vender passeio fora desse sistema, inclusive se você chegar em algum lugar sem os vouchers, não consegue comprar sem intermédio de uma agência. O melhor de tudo é que o sistema funciona, existe fiscalização e existe a conscientização que se esgotarem os recursos naturais, o trabalho deles acaba. Outro ponto importante é que as agências ganham os cliente pela boa prestação de serviço, porque o valor dos passeios é tabelado e igual para todos. 

Ficamos em Bonito 5 dias, mas o ideal seria 7 dias, fomos em março, mês considerado bom, sem frio, sem chuvas e em baixa temporada. O ponto negativo desse mês é que a famosa Lagoa Misteriosa fica fechada para visitação por que é período que aparecem algumas algas na lagoa, ela reabre no final de abril. O bom de ir fora de época é a tranquilidade para agendar os passeios e escolher pousadas, além do custo que é menos. Se for no período de alta temporada reserve os passeios com antecedência de uns 2 meses pelo menos, porque corre o risco de ficar sem passeio, considerando o que já relatei dos limites de pessoas por dia em cada passeio. Outra recomendação, considerando que a maioria dos passeios envolvem água, é não ir no inverno a não ser que está acostumado com água muito fria, um guia disse que no inverno a temperatura da água cai muito.

Vamos começar as dicas então!!!

Hospedagem:

Pousada Gira Sol: Excelente pousada, não tenho nada que reclamar. Quartos amplos, com ar condicionado split, frigobar, banheiro grande também e tem secador de cabelo. Trocam toalha todos os dias, tanto a de banho como a rosto e tem disponível sempre, sabonete, shampoo e condicionador. O café da manhã com várias opções de bolos, biscoitos e pães, além dos frios tem também ovos mexidos, salsichas e outras variedades, tem alguns doces da região também. A pousada tem uma área verde, muito bem cuidada, com várias árvores e jardins, o que favorece a visita das araras vermelhas pela manhã. Para completar, tem uma piscina grande, de azulejo, muito bem tratada e ainda com opção de hidromassagem. 

A pousada é nova e conta com uma ótima localiza, apesar de não está na rua principal. Para melhorar, dentro dela tem uma agência de turismo, que apesar de muito conhecida, eles pecam na divulgação quando fechamos a hospedagem. No meu caso, fechei a hospedagem e fui pesquisar por uma agência e acabei fechando com outra e não com eles, mas se eu soubesse, teria fechado com certeza com eles, que além da facilidade de está na pousada, possuem uma ótima estrutura e são muito bem organizados. Ou seja, fique na Gira Sol e reserve seus passeios com a Bonitour. 

Restaurantes:

Em Bonito se come muito bem, são várias opções de peixe e tem também jacaré e carne!! É claro que experimentei de tudo!!! Mesmo tendo muita opção de restaurante, eu acabei não querendo arriscar muito e fui nos que eu considero ser os 3 melhores, levando em conta a estrutura, qualidade, cardápio e atendimento, Casa do João, Pantanal Grill e Juanita.

Casa do João: Esse é um dos maiores e mais famosos restaurantes de Bonito. Realmente é muito bom, e o seu carro chefe são os peixes. Além dos peixes tem caipvodkas com as frutas da região. Além do restaurante, dentro tem uma loja de souvenirs, mas as coisas são bem mais caras que as outras lojinhas da rua principal. Aceita cartão de crédito.único ponto negativo é não ter ar condicionado porque o restaurante é todo aberto.

No primeiro dia comemos um pirarucu com molho do chefe, com farofa de banana e provei caipvodka de guavira, diferente mas não é tão gostoso. Guavira é a fruta da região, então tem tudo de guavira, suco, caips, sorvetes, picolé e doces.


Segunda ida à Casa do João, almoçamos pintado com pirão. Também muito gostoso, mas como podem ver, as porções de peixe não são tão grandes, servem exatamente 1 casal. Normalmente eles servem mais se você pedir os acompanhamentos, tipo pirão e farofa.



Terceira vez, jantamos a moqueca! Muito gostosa, mas já comi algumas melhores em BH mesmo, mas não arrependo de experimentar. Vem muito bem servida, dá para até 3 pessoas.


Pantanal Grill: Pantanal Grill foi o preferido do meu marido, o garçom caprichava na dose de whisky... rsrs mas não era só por isso, ele é o restaurante mais completo no meu ponto de vista. Além de todas opções de peixes, tem uma picanha deliciosa, caldos, jacaré e outros tira gostos.Todos os pratos são muito bem servidos e muito bem feitos, o preço é justo e o atendimento é ótimo. Tem ar condicionado e aceita cartão de crédito. Fomos nele mais de uma vez também.


Na nossa primeira vez experimentamos um peixe da região, a pirapitanga, comum em todos os rios de Bonito e em grande quantidade. O peixe é magro, carne branquinha, uma delicia. é servido com legumes, arroz e farofa de banana. De entrada comemos uma porção de iscas de jacaré à milanesa, para quem quer conhecer a carne é uma boa opção. Já a carne de jacaré? é uma carne branca, não tão macia como peixe, mas também nada borrachuda, parece um pouco com rã. Vale a pena experimentar.



Outra boa opção do Pantanal Grill é a picanha com mandioca na manteiga e farofa!!! Picanha deliciosa, bem preparada e macia. O que nos levou a pedir a picanha foi ver a mesa ao lado pedindo e comemos com os olhos, o bom é que deu uma quebrada na sequencia de peixes.


Última ida foi um pouco exótica demais para o meu gosto, mas o Carlos gostou bastante. Pedimos o trio pantaneiro, vem carne de jacaré, piranha e queixada (porco do mato), banana e farofa, carnes com gosto forte, o prato é farto e serve até quatro pessoas. Não gosto muito de carnes com gosto muito forte, o jacaré empanadinho é mais gostoso, mas a experiência é válida.

Juanita: na minha opinião o melhor restaurante de bonito! O tempero do peixe, o pirão... tudo muito bom!! Fomos na Juanita 2 vezes, um almoço e um jantar. Juanita tem um atendimento excelente, ar condicionado, que é muito bom durante o dia, e aceita cartão. Sempre quando solicitamos o prato eles trazem uma entradinha de pasta de alho com torradinhas como cortesia da casa, muito boa a pasta de alho. O prato principal do restaurante é o Pacu na grelha, servido com alcaparras, pirão, legumes, farofa de banana e arroz, se necessário pode pedir mais arroz, farofa e pirão, não cobram a mais por isso. O peixe é maravilhoso, não é à toa que o restaurante está sempre lotado, e olha que fui em baixa temporada.

A segunda ida foi no jantar, nossa despedida de Bonito! A noite tem um senhor que toca arpa, eu nunca tinha visto alguém tocar arpa e esse senhor toca muito bem, o ambiente fica bem aconchegante. Nesse dia pedimos pintado grelhado na brasa, com legumes, farofa, pirão e arroz.


Pastel Bonito: o famoso pastel de Bonito é uma boa opção para matar a fome na chegada de um passeio. Foi o que fizemos, na volta de um passeio, pedimos o motorista do transfer para deixar a gente lá. Pedimos é claro, o pastel de jacaré para experimentar, não achei grandes coisas, pedimos também o pantaneiro, de carne de sol, muito gostoso. O pastel é bem recheado, mas não é barato e não aceitam cartão. O pastel de jacaré custava R$20,00, muito caro, o pantaneiro R$12,00.

Passeios: 

Os passeios compramos na Agência Brasil Nature - ABN, a escolha desta agência foi por ser nacionalmente conhecida e estar bem avaliada no tripadvisor, no entanto, não gostei e não recomendo. Eu já tinha feito as reservas e uma parte do pagamento pela internet com um atendente super profissional que me passou segurança e bom atendimento, mas quando chegamos em Bonito e fomos na agência pegar os vouchers e pagar a diferença, fomos atendido por um funcionário que dava preguiça só de conversar com ele, não explicava direito nada, nem o que fica vamos perguntando, mas já era tarde. Na pousada que ficamos tem a Bonitour, mas uma falha de marketing da pousada que não informa aos clientes no ato da reserva e nem divulgam no Booking que a pousada tem o serviço de passeios. Tirando o atendimento ruim da ABN e alguns atrasos para os passeios, tudo correu muito bem e gostamos bastante dos passeios.

Bonito tem muitos lugares para conhecer, têm passeios que precisam de 1 dia para treinamento e mais outro para executar o passeio, como é o caso do Abismo Anhumas, que infelizmente não fizemos, porque optamos por conhecer mais lugares no tempo que gastaríamos nele, já que não tínhamos muitos dias.

Dica para todos os passeios é levar um mochilinha com água, protetor solar, boné e repelente. Em todos os vouchers vem informando o calçado ideal, tipo de roupa e etc., fique atento, porque em determinados passeios, se não estiver de tênis ou sapato fechado você não vai conseguir fazer o passeio.


Gruta do Lago Azul e Gruta São Miguel: A Gruta do Lago Azul é um dos passeios que todo mundo vai em Bonito. Existe mesmo o lago que no verão deve ficar bem mais azul por causa do reflexo do sol, e é só isso que tem de bonito mesmo, nada tão exuberante com relação à gruta, em Minas Gerais temos grutas mais bonitas, mas o diferencial do lago azul, realmente vale a pena. Não recomendo para quem não pode subir ou descer escadas, porque tem uma escadaria para chegar até o lago, dentro da gruta, e depois subir de volta. Depois seguimos para a Gruta São Miguel, que vale mais a pena pelas araras vermelhas que moram lá e ficam soltas, do que pela gruta que não tem nada de diferente, nós fomos só porque era caminho e de qualquer maneira teríamos que ir porque o transfer era única, ou seja, é uma forma de forçar o passeio, ou vai na gruta, ou fica dentro da van. Fizemos o passei na parte da manhã e retornamos para o almoço. A tarde íamos conhecer o Aquário Natural!!!



Aquário Natural: Um dos cartões postais mais bonitos de Bonito, sem dúvida o melhor passeio! Fizemos a flutuação na parte da tarde, e tivemos sorte por ser baixa temporada, ficamos com o último horário e o passeio foi praticamente privativo, era a gente e o guia, conseguimos aproveitar mais cada momento. Parece realmente que estamos em um aquário de tanto peixe e a água cristalina e também a vegetação verdinha do fundo do rio. Os peixes parecem estar acostumados com a nossa presença, passam do nosso lado tranquilamente, só falta posarem para foto rsrs. A câmera Gopro ou outra a prova d'água é item indispensável do passeio, no local tem um guia que fica tirando fotos e filmando, mas achei caro e não comprei, até porque eu estava com a minha Gopro! A flutuação é com snorkel e os equipamentos e a roupa de mergulho estão incluídos no valor do passeio!! Antes de começar a flutuação é feito um treinamento na piscina, em seguida tem uma trilha curta até a nascente do rio. Não é preciso saber nadar, não pode utilizar protetor solar e nem repelente. Quase chegando a fim da flutuação tem uma parada para tirolesa, que fica a critério do turista fazer ou não, eu fiz, á um frio na barriga, mas é muito bom!! Super recomendo este passeio!!!




Mergulho no rio Formoso: O mergulho no rio formoso é um passeio já indicado para quem já mergulhou alguma vez com cilindro, não é necessário ter certificação e o mergulho é feito somente com guia. Eu gostei do mergulho, mas não é a mesma visibilidade das flutuações do aquário natural e do rio prata, a vegetação e pouca, mais de galhos e pedras, com poucos peixes. O percurso é um pouco cansativo pois o mergulho é subindo o rio e a correnteza é forte, necessário em determinados pontos segurar nas pedras e nas cordas que foram amarradas no fundo do rio, teve momentos que precisei da ajuda do instrutor para não ser levada pela correnteza, é bem aventura mesmo. É uma experiência diferente para quem gosta de mergulhar, mas não recomendo para quem quer por exemplo fazer o primeiro mergulho. Recomendo tirar alianças, brincos, colares e pulseiras, porque o risco de perder é grande. Durante o passeio o instrutor vai filmando e tirando fotos, no final eles disponibilizam para quem tiver interesse e tem um custo. Todo o equipamento de mergulho está incluído no valor do passeio.



Bote no rio Formoso: Escolhemos fazer o passeio achando que era rafting, mas é mais um passeio pelo rio, não tem muita aventura. É um passeio bem tranquilo pelo rio Formoso, passando por três pequenas cachoeiras que nem dá medo e tem uma parada para banho no rio. Passeio bom para fazer depois de algum passeio cansativo, ideal para contemplar a natureza e os macaquinhos que ficam fazendo graça pulando de uma árvore na outra! Recomendo passar protetor solar porque tem muita exposição ao sol e repelente porque tem muito pernilongo, ir para o passeio com roupa leve para fazer o passeio, sabendo que irá molhar e levar toalha e uma peça de roupa seca para trocar depois.  A única máquina que permitem levar é a Gopro e mesmo assim tem que estar presa em alguma parte do corpo, por questões de segurança. No local de apoio tem guarda volumes para quem quiser guardar mochila, então quem quiser é só pagar a taxa do guarda volume, é baratinho. Se você tem pouco tempo em Bonito, escolha outro passeio, esse é mais para quem quer passeios bem tranquilos ou está com tempo sobrando em Bonito!! Seu tivessem me falado isso eu teria optado por outro passeio, mas valeu a experiência para contar a vocês.



Buraco das araras: Buraco das araras é um passeio bem tranquilo, sem restrição de idade. Até chegar ao buraco das araras é necessário uma pequena caminhada e ao avistar o buraco que é uma formação geológica oriunda do desmoronamento do teto de uma caverna e as araras escolheram como lugar para morar e procriarem. É possível ver araras vermelhas em grandes quantidades, voando, nos paredões do buraco e nas árvores, se tiver sorte pode aparecer alguma arara azul, mas são raras na região. Ao redor do buraco tem os mirantes para avistar melhor as araras e tirar fotos. É um passeio relativamente rápido, então pode combinar com um segundo passeio no dia. Existe um ponto de apoio onde chegamos, recebemos as primeiras orientações do guia e lá vende água, picolé e aluga sapatilha para quem não vai de sapato fechado, as agências alertam da obrigatoriedade de ir de tênis. Recomendo levar boné ou chapéu, protetor solar e água.



Flutuação no rio Prata: O passeio que mais gostei!!! É uma flutuação de percurso longo, super tranquilo, feito com o acompanhamento de guia e não é necessário saber nadar. Como todo passeio em Bonito, este também tem limite de pessoas por flutuação e por dia. São vários tipos de peixes que visualizamos durante a flutuação!!! Além dos peixes tem a vegetação aquática e a que contorna todo o rio que dá uma sensação de paz, tranquilidade e segurança. As roupas e equipamentos para flutuação estão incluídas no valor do passeio e são de boa qualidade, mas quem quiser pode levar o seu. Nó fizemos o passeio com almoço incluído. O transporte leva os turistas até a sede onde temos as primeiras orientações do passeio, onde colocamos as roupas também.

No local tem guarda volume nos banheiros, mas também é pago. O caminho até o rio é feito em uma caminhonete, tipo Rural, e depois um pequena caminhada, na volta o carro estará nos esperando no final do passeio.  Não é permitido o uso de repelentes e protetor solar. Levar roupa de banho, toalha, maquina fotográfica a prova de água e dinheiro para consumos extras. Qual quer outra eventualidade com relação à saúde, verificar antes com a agência.





Cachoeiras Serra da Bodoquena: 
Considerado um passeio novo na região, é um passeio bem tranquilo, ideal para fazer se tiver com tempo disponível e queira sair da parte aventureira, nós fizemos porque o mergulho na lagoa misteriosa que queríamos fazer estava fechado no período e então ficamos com um dia sobrando, mas foi bom, demos uma relaxada! É um passeio de dia inteiro, com almoço incluído e retorno para Bonito no inicio da tarde. É uma sequência de oito paradas para banho incluindo cachoeiras e piscinas naturais, que vão surgindo durante a caminhada pela mata, uma caminhada bem leve e que no final do passeio tem uma tirolesa e passeio de bote pelo rio. É uma área privada, com grande área gramada, piscina adulto e infantil, redes para descanso e quiosques para alimentação. Não precisa saber nadar para fazer o passeio, é recomendado levar câmera a prova d'água, repelente porque tem muito pernilongo durante a caminhada, levar também protetor solar, calçado para caminhada, toalha, roupa de banho e dinheiro para consumos extras, já que o almoço está incluído no valor do passeio. O almoço é refeição simples, com salada e mais de uma opção de carne. 





Bonito tem muitos outros passeios e que vai depender do interesse de cada um, da disponibilidade e até da condição física.  Tenho vontade de retornar para fazer o mergulho na lagoa misteriosa, já que na época que fomos ela estava interditada, porque até maio é período de algas na lagoa e atrapalha a visibilidade do mergulho, e outro passeio que não fiz por falta de tempo, como eu disse anteriormente foi o Abismo Anhumas e também queria muito fazer!!! Quem sabe emendar com uma ida no Pantanal!

Essa foi nossa rápida passagem por Bonito!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário