quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Alter do Chão - Pará

Alter do Chão fica no Pará, nossa ida lá foi nas férias, um dos nossos roteiros, saímos de Jericoacoara e seguimos para Alter do Chão.

Viajamos de avião até Belém e de lá pegamos um táxi até Alter do Chão. No caminho o taxista foi conversando e já contando um pouco de Alter do Chão, disse que está melhorando muito o vilarejo, que o Senac deu um curso para preparar melhor o atendimento de hotelaria e gastronomia.

Alter do Chão é um vilarejo mesmo, muito pequeno, com poucas opções de hotéis e restaurantes, mas é rodeado pelo Rio Tapajós, água doce não falta.

O lugar em se tratando de natureza é maravilhoso, fomos em janeiro e o rio estava começando a encher, mesmo assim pegamos praia e deu para passear bastante pelo Rio Tapajós. A praia principal se chama Praia do Amor e para chegar até ela é nadando ou de barquinhos, o trecho é pequeno e rápido para atravessar.

A estrutura de restaurantes na praia é péssima, não tem muita opção, somente ambulantes que ficam vendendo uns doces regionais, chips de banana da terra, coisas desse tipo.

Na praça principal tem um mercado que tem caixa eletrônico da caixa e andando um pouco saindo do vilarejo tem um outro 24hs, mas que nenhum dia tinha dinheiro, então vá prevenido, porque muitos locais não aceitam cartão, a grande maioria.
Ficamos 4 dias em Alter do Chão, não tinha mais o que fazer, mas pelo menos deu para descansar bastante porque o lugar é uma paz.

Então vamos às dicas:

Hotel
 
Hotel Mirante da Ilha - Muito bom hotel, bem próximo da praça principal. Tem uma vista completa da praia do amor e de toda extensão do rio Tapajós. Os quartos são confortáveis, com ar condicionado bom, importante ter um ar condicionado bom porque o calor é de matar. Café da manhã é no terraço, com vista para toda Alter do Chão, tem variedade e muita comida regional, frutas e quitandas. Tem um restaurante do hotel que é mediano, mas para mim foi o melhor lugar que comi em Alter do Chão... imagina rsrs

Restaurantes:

Mirante da Ilha - Estava como o mais bem votado no tripadvisor, mas não é tudo isso não. Vale pela vista, porque o restaurante é de frente para a praia do amor. Comemos lá um caldinho de tucupi de entrada e prato principal peixe ilha dos macacos, peixe recheado com farofa de banana, até que o peixe estava bom mas o caldinho de tucupi não foi possível comer tudo, foi só para experimentar a comida local. Tem que ir comendo e abanando os mosquitos, é assim em todos os restaurantes ao ar livre de Alter do Chão. Não aceita cartão, nem débito.

Café com Arte - é a mistura de uma loja de artesanatos com restaurante, lá já tem um cardápio melhor, a comida é mais bem apresentada e tem umas combinações ótimas. Provamos lá a caipvodka de pitaia, uma fruta da região. Indico muito um hambúrguer caseiro e o prato de filhote(tipo de peixe da região) com quiabo assado, muito gostoso, os sucos naturais são deliciosos também. Foi neste que provamos o verdadeiro, tradicional açaí do Pará que dizem que eles comem com farinha e comem mesmo, o gosto é péssimo. As sobremesas também são diferentes e gostosas. Quando provamos e perguntamos porque o açaí de lá era assim, o nativo disse, que o açaí sempre foi assim, nós que mudamos o açaí, ficou bravo rsrs. Abre só a noite, tem música ao vivo e aceita cartão.


Lagoa Verde - este é o pior restaurante de Alter do Chão, é barato mas não vale a pena. Comemos uma peixada, mas na hora que chegou não imaginávamos o que era... tinha pedaços de peixe mergulhados em um caldo ralo, com ovos inteiros com casca dentro. Sem contar os milhões de mosquitos que sempre tem, isso normal, mas lá como eles não recolhiam os pratos sujos das mesas e não limpavam, iam acumulando. O atendimento então nem se fala, toda hora tinha que levantar da mesa para pedir alguma coisa porque a garçonete não ia na mesa não. Tenso.
 
Restaurante Hotel Farol da Ilha - jantamos um dia e almoçamos lá em outro. Atendimento bom, comida boa e sem mosquitos. Restaurante fica fechado com ar condicionado por isso não tem mosquitos. A comida demora um pouco mas é normal também em Alter do Chão, por fim eu já estava no ritmo deles, lento lento rsrsr Pedimos peixe Pirarucu ao molho de camarão com purê de batata e salada. Aceita cartão e é aberto para quem não é hospede também.
 
Passeios

Praia do Amor - a Praia do Amor é a praia principal, pra falar a verdade a praia nem é grandes coisas, a natureza ao redor que é muito bonito. Os quiosques estavam fechados ou só vendiam cerveja, ficavam alguns ambulantes vendendo chips de banana, salgadinhos e uns doces típicos de lá, eu não comi nada disso. Algumas pessoas levavam as coisas para praia, que no fim de semana fica com muita gente de Belém que vai passar fim de semana, aí a praia fica mais cheia, tirando fim de semana, a praia era quase privativa para nós rsrs Aproveitamos para explorar um pouco a região da praia caminhando.



Praia Ponta da Pedra - tiramos um dia para ir até a praia da ponta da praia que disseram ser maravilhoso. Valeu pela aventura no barco, aquelas voadoras, foi uma aventura e tanta, o mar estava mais bravo e o barco furava as ondas e molhava a gente todo, dava medo também, mas tudo deu certo. A distância é grande até a praia, ao chegar lá almoçamos em uma barraca de praia e percebemos como o ser humano é sem educação, a praia cheia de latas de cerveja, infelizmente... 
Também sofremos com os mosquitos na hora do almoço, mas a fome era tanta que o peixe estava maravilhoso.

Ver os botos do Rio Tapajós - na volta da praia da ponta da pedra, fomos no lugar no meio do rio Tapajós que os botos aparecem, mas eles pulam muito rápido quase que não dá pra ver. Eu consegui filmar ele algumas vezes, mas ele aparece bem rápido, mas é legal assim mesmo!

Lagoa Verde - a lagoa verde conhecemos também no caminho de ida à ponta da pedra. O barco vai entrando no meio do mato, depois temos que andar com a água no meio da cintura até a hora que sai nessa lagoa gigante com a água verdinha de longe mas transparente de perto. Eu só coloquei o pé na água, fiquei meio com medo, o barqueiro disse que pode ter cobra e outros bichos.


Alter do Chão é uma beleza exótica, cultura e gastronomia muito diferente valeu muito por conhecer, em um lugar como Alter do Chão é que percebemos que como o Brasil é um país de muitas culturas e que são tão pouco explorados ainda!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário